MÍDIAS X EDUCAÇÃO
Atualmente não conseguimos pensar Educação sem lembrarmos a Evolução do Ensino partindo do Material impresso - livros, revistas, jornais,..., para TV e vídeo – filmes, ao rádio – fitas, CDs, ..., chegando à Informática – softwares, internet,.... Buscamos constantemente novas técnicas de ensino e contamos, hoje, com o custo financeiro relativamente baixo para implantar e manter Laboratórios de Informática com Educação Digital.
Na educação o computador tem provocado uma revolução. Tudo isso causa insegurança nos professores, que num primeiro momento temem sua substituição por máquinas e programas capazes de cumprir o papel antes reservado para o ser humano. Mas o computador pode realmente provocar uma mudança no paradigma pedagógico e pôr em risco a sobrevivência profissional daqueles que concebem a educação como uma simples operação de transferência de conhecimentos do mestre para o aluno.
“No entanto, o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem chance de construir o seu conhecimento". Aí está a grande "sacada" da Educação Digital no uso do computador. Uma reviravolta que muda o foco de ensino.
Atualmente não conseguimos pensar Educação sem lembrarmos a Evolução do Ensino partindo do Material impresso - livros, revistas, jornais,..., para TV e vídeo – filmes, ao rádio – fitas, CDs, ..., chegando à Informática – softwares, internet,.... Buscamos constantemente novas técnicas de ensino e contamos, hoje, com o custo financeiro relativamente baixo para implantar e manter Laboratórios de Informática com Educação Digital.
Na educação o computador tem provocado uma revolução. Tudo isso causa insegurança nos professores, que num primeiro momento temem sua substituição por máquinas e programas capazes de cumprir o papel antes reservado para o ser humano. Mas o computador pode realmente provocar uma mudança no paradigma pedagógico e pôr em risco a sobrevivência profissional daqueles que concebem a educação como uma simples operação de transferência de conhecimentos do mestre para o aluno.
“No entanto, o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem chance de construir o seu conhecimento". Aí está a grande "sacada" da Educação Digital no uso do computador. Uma reviravolta que muda o foco de ensino.
Conclusões
Existe resistência do sistema educacional, mas se a mudança não ocorrer, os resultados indesejáveis poderão ser o êxodo do aluno ou a produção de educandos obsoletos.
Existe resistência do sistema educacional, mas se a mudança não ocorrer, os resultados indesejáveis poderão ser o êxodo do aluno ou a produção de educandos obsoletos.
Mariza Wendt Scheidt,
Neusa Jordani Drewanz e
Neusa Jordani Drewanz e
Selene Seiffert
Um comentário:
Colegas!
Realmente não mais podemos pensar Educação sem estarmos conectados na evolução do mundo. Vocês comentaram que hoje estamos recebendo equipametos, mas os recursos para mantê-los ainda não são o suficiente, cabe a nós através do nosso trabalho mostrarmos que mais e mais pessoas estão se capacitando e é preciso destinar mais verbas para este projeto que é grandioso.Mudar a concepção dos nossos colegas, não é e nem será uma tarefa simples, pois cabe a ELE reconhecer que não é mais possível, hoje estarmos alheios aos manejo dos recursos computacionais. Aquela velha aula, com quadro e giz está dando lugar a ambientes virtuais de aprendizagens, a interação,a cooperação a buscar de novos conhecimentos... Inovar é necessário para não perdermos o nosso BEM maior NOSSO ALUNO.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Postar um comentário