Mídias na Educação
O computador tem feito uma revolução na educação, devido a sua capaciadde de servir de instrumento de aprendizagem para o aluno. Esse é capaz de provocar uma mudança no paradigma pedagógico e pôr em risco a sobrevivência profissional daqueles que concebem a educação como uma simples operação de transferência de conhecimento do mestre para o aluno. O computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno interagindo com os objetivos desse ambiente, tem chance de construir o seu conhecimento.
A utilização do rádio na escola pode servir para mudar a prática educativa, ou seja, sair um pouco dos materiais impressos e utilizar novas formas de conhecimento. Deve ser utilizado como processo para formar indivíduos críticos e reflexivos, aliás a grande busca da educação.
Não mais se negam os efeitos da TV e se sabe que pais, professores, colegas influem na recepção de mensagens. Nesse processo ocorrem mediações cognitivas, culturais, situacionais, estruturais e as ligadas ao meio televisivo, à intencionalidade do emissor. O receptor é sujeito ativo e pertence a um contexto sócio cultural específico. Interpreta mensagens seguindo sua visão de mundo, experiências, valores, a cultura de seu grupo. Recepção não é só o momento do assistir ao programa. Prolonga-se nos cotidianos e em comunicações habituais, constitui-se espaço de produção de sentidos, conhecimentos.
Todos os recursos são válidos na busca e concretização do conhecimento, temos que saber como usá-los!
Marilei Janner, Vania Klüsener e Vera Maria Kittel
Um comentário:
Colegas!
As reflexões de vocês sobre a inserção das TICs são marcantes, refletem a postura e o entendimento que vem dos subsídios teóricos e a preocupação com as mudanças nas práticas pedagógicas na escola. Acredito que as mesmas devem acontecer logo, pois a escola que é um espaço de consolidação de construção de conhecimentos está ficando obsoleta, pois o mundo lá fora oferece mais possibilidades. Não podemos perder este trunfo que a nós pertence. As paradas obrigatórias para reavaliação de caminhadas pedagógicas se fazem mais necessárias do que nunca... Qual a metodologia que "eu professor" estou utilizando? Estou procurando informação e formação para acompanhar a avalanche de informações que a web me oferece? Sei utilizar as novas linguagens de comunicação?Estou inserido no processo levando meu aluno a cumprir o seu papel com criticidade e responsabilidade?Temos que mudar nossas práticas ou apenas mudamos a roupagem das práticas antigas?
A colocação de vocês "Todos os recursos são válidos na busca e concretização do conhecimento, temos que saber como usá-los!", refelete o que realmente almejamos em relação a mudança de paradigmas em Educação.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
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