A AFETIVIDADE E AUTO-ESTIMA NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA
Segundo Moran, "as escolas se preocupam principalmente com o conhecimento intelectual e hoje contatamos que tçao importante como as idéias é o equilíbrio emocional, o desenvolvimento de atitudes positivas diante de si mesmo e dos outros, aprender a colaborar, a viver em sociedade, em grupo , a gostar de si e dos outros".
Muitas vezes os professores preocupam-se apenas coma quantidade de informação e afastam-se assim de "ser humano" tratando os alunos apenas como números de registro. Apesar de a escola dispor de um espaço onde as crianças e adolescentes passam a metade do seu dia duranmte 200 dias por ano, acabam por perder a oportunidade de ajudá-los a desenvolver a afetividade.
A afetividade é essencial para que um professor seja considerado eficiente. Afetividade é se preocupar com seus alunos, é reconhecê-los como indivíduos autônomos , com uma experiência de vida diferente da sua , com direito a ter preferências e desejos nem sempre iguais aos seus. É aceitá-los em suas nuances e respeitá-los. é entender seus sentimentos, tendo sensibilidade para perceber que atrás de um aluno agressivo se esconde muitas vezes uma criança ou adolescente carente , que se sente inferior às outras , desvalorizada e mal amada.
Portanto, os educadores tem diante de si a responsabilidade e a missão de formar pessoas qualificadas e felizes, além de competentes , pois está em nosso aluno a esperança de transformação de um mundo mais fraterno e solidário, porque é dos bancos escolares que sairão os homens e mulheres que irão assumir as forças que nós estamos exercendo hoje.
O educador é capaz de combater e amenizar a insensibilidade, o desrespeito, a falta de solidariedade, a falta de esperança através do fazer pedagógico usando a emoção e o afeto.
Concluindo, fica evidente a importância que tem para nós educadores o conhecimento da afetividade, quer seja através das emoções , da força motora das ações ou do desejo e da transferência para o melhor desenvolvimento da aprendizagem do aluno e, conseqüentemente , para uma melhor relação entre aluno e professor. A escola, portanto , deve voltar-se para a qualidade das relações, valorizando o desenvolvimento afetivo, social e não apenas cognitivo, como elementos fundamentais no desenvolvimento do aluno como um todo.
Muitas vezes os professores preocupam-se apenas coma quantidade de informação e afastam-se assim de "ser humano" tratando os alunos apenas como números de registro. Apesar de a escola dispor de um espaço onde as crianças e adolescentes passam a metade do seu dia duranmte 200 dias por ano, acabam por perder a oportunidade de ajudá-los a desenvolver a afetividade.
A afetividade é essencial para que um professor seja considerado eficiente. Afetividade é se preocupar com seus alunos, é reconhecê-los como indivíduos autônomos , com uma experiência de vida diferente da sua , com direito a ter preferências e desejos nem sempre iguais aos seus. É aceitá-los em suas nuances e respeitá-los. é entender seus sentimentos, tendo sensibilidade para perceber que atrás de um aluno agressivo se esconde muitas vezes uma criança ou adolescente carente , que se sente inferior às outras , desvalorizada e mal amada.
Portanto, os educadores tem diante de si a responsabilidade e a missão de formar pessoas qualificadas e felizes, além de competentes , pois está em nosso aluno a esperança de transformação de um mundo mais fraterno e solidário, porque é dos bancos escolares que sairão os homens e mulheres que irão assumir as forças que nós estamos exercendo hoje.
O educador é capaz de combater e amenizar a insensibilidade, o desrespeito, a falta de solidariedade, a falta de esperança através do fazer pedagógico usando a emoção e o afeto.
Concluindo, fica evidente a importância que tem para nós educadores o conhecimento da afetividade, quer seja através das emoções , da força motora das ações ou do desejo e da transferência para o melhor desenvolvimento da aprendizagem do aluno e, conseqüentemente , para uma melhor relação entre aluno e professor. A escola, portanto , deve voltar-se para a qualidade das relações, valorizando o desenvolvimento afetivo, social e não apenas cognitivo, como elementos fundamentais no desenvolvimento do aluno como um todo.
Liane, Eloni e Rinelce
Um comentário:
Colegas!
Ver os frutinhos daquela árvore plantada aí na escola é muito bom.Criar um hipertexto não é difícil não é? Ainda mais quando vamos até Moran que nos coloca tão bem o quanto precisamos estar inseridos dentro do contexto escolar estabelecendo relações...
Todo o trabalho requer a presença da afetividae para que tenha êxito.O ser humano precisa repensar valores a "qualidade das relações "como vocês tão bem colocam no hipertexto.
A colocação que fecha o texto de vocês é de grande significado "A escola, portanto , deve voltar-se para a qualidade das relações, valorizando o desenvolvimento afetivo, social e não apenas cognitivo, como elementos fundamentais no desenvolvimento do aluno como um todo."
Concordo plenamente com vocês caras colegas, pois só assim poderemos vislumbrar um ambiente de aprendizagem onde professor e alunos sintam-se felizes,gostem de fazer parte.
Margarete Curto Schütz
NTe-Cachoeira do Sul
Postar um comentário