terça-feira, 30 de setembro de 2008

Atividade - 02


Como melhorar a infra-estrutura tecnológica da escola

O ponto de partida para a inovação do processo educativo deverá ser o resgate da auto-estima do professor, pois professor motivado gera aluno motivado que gera professor motivado, contribuindo para o enriquecimento deste ciclo e indiretamente na mudança de atitude de toda uma comunidade.
Vivemos em um mundo complexo, onde um problema está ligado a outro, que se liga a outro e outro...e, este mundo nos obriga sempre a nos atualizar, pois os desafios são constantes e devemos acompanhar o desenvolvimento tecnológico da humanidade.
Refletir sobre ações e estratégias para fortalecer o papel do professor diante deste mundo complexo exige, portanto, a análise de um conjunto de aspectos que envolvem o sistema educacional, no qual o docente está inserido.
Na sociedade atual o cidadão precisa ser criativo, participativo, atuante e preparado para enfrentar as mudanças que ocorrem na sociedade, pois o desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação está interligando o mundo e dinamizando a troca de informação mundial. Por isso, o aprendizado do uso do computador e suas ferramentas tornaram-se indispensáveis em nossa vida profissional e familiar.
Cabe a escola, portanto, criar novas metodologias que vão além de seu papel informativo. O aluno deve ser preparado para resolver questões cada vez mais complexas, devendo adquirir aptidões sociais e profissionais que possa acompanhar o desenvolvimento acelerado num mundo globalizado com novas tecnologias de informação e comunicação.

Algumas propostas de melhorias para a Comunidade Escolar

• Incentivar a formação contínua de professores em todos os níveis, bem como garantir o acesso a esses processos de formação ajustada às necessidades do professor;
• Criar mecanismo para reaproximar a família do processo educacional, devolvendo a ela suas competências e obrigações na educação do filho;
• Melhorar a infra-estrutura das escolas, prevendo uma linha de ação realizando obras de melhoria da infra-estrutura escolar básica, destinadas principalmente a construir, adequar e melhorar espaços alternativos de aprendizagem: as salas de informática, as bibliotecas, os laboratórios de física, química, quadras de esportes, entre outros.

Dalva U. Streck, Liane A. Alves e Marlene F. Roggia

2 comentários:

Vera Maria Kittel disse...

Colegas, me parece mesmo que a mágica de toda a Escola se chama Professor!
Conseguiremos mudar, adaptar, inovar em Educação, em nossas salas de aula quer ditas normais ou salas de aula virtuais, se o professor decidir fazê-lo.
Portanto arregacemos as mangas e ... bom trabalho a todos.

Linux Educacional - Agudo /Grupo-04 disse...

Vera!
Concordo plenamente contigo, precisamos tomar decisões enquanto educadores, não deixarmos as desculpas tomarem conta de nossa vida profissional como: falta tempo para formação, um dia vou procurar aprender... Precisamos arregaçar as mangas e mãos a obra, pois nossos alunos fazem isto com muita tranqüilidade, não podemos ficar para trás não é mesmo?
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul